errante

o Internacional fora do lugar

errante, o Internacional fora do lugar é uma iniciativa coletiva de pesquisadoras e pesquisadores situadas em universidades brasileiras e que interagem com o campo de Relações Internacionais por trajetos diferentes, porém igualmente errantes. O propósito dessa iniciativa é mapear e abrir rotas de atravessamento das fronteiras do que seria o (lugar do) Internacional, levando a caminhos que, antes de proverem respostas, multipliquem questões.


equipe responsável pelo projeto errante

Lara Selis

Professora do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU

Pesquisa: Teoria política, com foco em pós-colonialismo e estudos de gênero; América Latina e abordagens no cruzamento entre psicanálise e política. Currículo Lattes.

Enviar e-mail para: laramrselis@gmail.com


Manuela Trindade Viana

Professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio

Pesquisa: fronteira entre guerra e crime, circuitos de saberes militares e dinâmicas de reorganização da violência, a partir de estudos críticos de segurança, sociologia política internacional e criminologia crítica. Currículo Lattes.

Enviar e-mail para: m.trindadeviana@gmail.com


Natália Félix de Souza

Professora do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP

Pesquisa: abordagens críticas da subjetividade e da formação do sujeito, incluindo as teorias feministas, pós-estruturais, pós-coloniais e pós-humanas. Currículo Lattes.

Enviar e-mail para: nataliamfsouza@gmail.com


Paulo Chamon

Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio

Pesquisa: teorizações da política internacional e da modernidade, em particular em relação aos conceitos de tempo, desejo, e colonialidade. Currículo Lattes.

Enviar e-mail para: paulochamon@gmail.com 


Victor Coutinho Lage (divulgação)

Victor Coutinho Lage

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA

Pesquisa: interpretações do Brasil, modernidades/colonialidades no Brasil e teorizações contemporâneas. Currículo Lattes.

Enviar e-mail para: victorclage@gmail.com 


colaboradoras(es):

Autoras(es) convidadas(os): Ana Carolina Teixeira Delgado (UNILA); Débora Gaspar (UFRRJ); Henrique Gasperin; Luciana Martinez (Universidade de Coimbra); Luciano da Rosa Muñoz (Uniceub); Mariana Caldas (PUC-Rio); Miguel Cardina (Universidade de Coimbra); Paula Sandrin (PUC-Rio); Renata Nagamine (UFBA); Renata Summa (PUC-Rio); Rickson Rios Figueira (UFRR); Tchella Fernandes Maso (UFGD).

Convidadas(os) do canal Errante Internacional (Youtube): Jéssica de Oliveira (PUC-Minas, Poços de Caldas); Luciano da Rosa Muñoz (UniCEUB); Muryatan Barbosa (UFABC); Renata Summa (PUC-Rio); Tatiana Berringer (UFABC).

O errante valoriza a diversidade de visões de mundo e encoraja disposições críticas sobre os limites de diferentes posicionamentos. Cabe frisar, contudo, que as opiniões expressadas por nossas(os) colaboradoras(es) não refletem necessariamente a posição das(os) organizadoras(es) do Blog.

O logotipo e o símbolo do Errante foram criados por Leonardo Santangelo.


assistentes de pesquisa:

Fernanda Cardoso Fonseca: Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, bolsista CAPES. Currículo Lattes.

Paulo Aguiar dos Santos: graduando no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal da Bahia, bolsista CNPq-PIBIC. Currículo Lattes.

%d blogueiros gostam disto: