errante

o Internacional fora do lugar

1º ColabRI

                CHAMADA PARA DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

1a ColabRI: “O que resta do internacional?”

A ColabRI está com chamada aberta para inscrições de discentes de pós-graduação com interesse em participar das atividades de sua programação (ver “Programação Completa”, abaixo), a serem realizadas no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na cidade de Salvador (Bahia), de 17 a 19 de setembro de 2025.

Uma iniciativa do projeto erRante, o Internacional fora do lugar, a ColabRI é um espaço de encontro entre pesquisadores(as) atuando em diferentes grupos e redes de pesquisa voltados à inovação temática e conceitual do campo de Relações Internacionais (RI). Por meio de encontros bienais, a ColabRI espera fortalecer uma comunidade diversa em disposições analíticas e vínculos institucionais, unida em torno do interesse em pensar a pertinência e a rearticulação de conceitos estruturantes das RI. Em cada edição, a ColabRI organiza também atividades de formação discente e discussão de trabalhos em andamento de pós-graduação.

Em sua primeira edição, a ColabRI explora os sentidos, potenciais e limites de um termo central às RI: o internacional. O evento tem o propósito de intensificar a reflexão crítica sobre chaves conceituais para a interpretação de desdobramentos contemporâneos da política global, incluindo a proliferação de redes de burocracias especializadas, de tecnologias digitais e de circuitos de legitimação do saber; o retorno da geopolítica, da guerra territorial e do catastrofismo; a persistência do nacionalismo, do eurocentrismo e do extrativismo; a reconfiguração de processos de subalternização associados a marcadores de classe, raça, gênero, sexualidade, entre outros; e a transformação das modalidades de identificação, acumulação e organização da violência.

Ao interrogar “o que resta do internacional?”, o evento busca compreender coletivamente como tais processos desafiam a ordem internacional hegemônica; e como o conceito de “internacional” dialoga com pesquisas que privilegiam conceitos como “global”, “transnacional”, “colonial”, “planetário” e/ou “pluriverso”.

Programação Completa

 Dia 17Dia 18Dia 19
Manhã   Casoteca ConceitualCasoteca Conceitual
TardeMinicursosMinicursosConversa com Editoras(es)*
Coffee breakCoffee breakWorkshops de Pesquisas de Pós-Graduação
NoiteMesa Redonda “Ainda o internacional? Conceitos para o mundo”*Conversa com Autoras(es)* 

*Atividades abertas ao público (não exigem inscrição)

1. Minicursos [Atividade exige inscrição]

Serão oferecidos três minicursos ao longo de dois dias, permitindo que discentes tenham contato com discussões teóricas, conceituais e/ou metodológicas ligadas a pesquisas sobre a agenda contemporânea da política internacional realizadas em diferentes grupos e redes participantes.

  • Circuitos transnacionais de especialistas em segurança na América Latina, com Manuela Trindade Viana (PUJ Bogotá)
  • Como pensar o internacional hoje? A caixa de ferramentas da sociologia política internacional, com João Pontes Nogueira (PUC-Rio)
  • Corpo e Política: interrogações feministas sobre o Internacional, com Lara Selis (UFU)

2. Workshops de Pesquisa de Pós-Graduação [Atividade exige inscrição]

Espaço de apresentação e discussão coletiva das pesquisas em andamento que dialoguem com discussões teórico-conceituais críticas ligadas ao campo das RI realizadas por discentes de pós-graduação participantes do evento. Apresentadora(e)s deverão submeter um artigo, capítulo ou projeto em andamento com 6.000 a 9.000 palavras (excluídas as referências).

3. Casoteca Conceitual [Atividade exige inscrição]

Espaço de discussão e construção coletiva de um acervo conceitual para a reflexão sobre a política internacional contemporânea. Os encontros serão dedicados à discussão do tema da ColabRI – nesta edição, “O que resta do Internacional?” – tendo como ponto de partida ensaios de reflexão produzidos e circulados com antecedência.

4. Mesa Redonda “Ainda internacional? Conceitos para o mundo” [Atividade pública]

Em vista da reconfiguração contemporânea de marcadores de discriminação (em especial de cidadania, raça, classe e gênero) e da proeminência de conceitos como “global”, “pluriversal” e “transnacional”, qual a força e os limites analíticos do conceito de “Internacional” hoje? A partir de tradições intelectuais marginalizadas no campo de RI—como pan-africanismos, teorias críticas da raça, abordagens pós-coloniais e decoloniais, assim como releituras contemporâneas das tradições hegemônicas do pensamento político moderno—, as(os) palestrantes respondem à urgência por “conceitos para o mundo”, isto é, por abordagens inovadoras diante das transformações da política internacional contemporânea.

Palestrantes:

  • Karine de Souza Silva (UFSC)
  • Muryatan Santana Barbosa (UFABC)
  • Onofre dos Santos Filhos (PUC-MG)
  • Mediação: Victor Coutinho Lage (UFBA)

5. Conversa com Autoras(es) [Atividade pública]

Atividade de lançamento de livros recém-publicados por participantes do evento, em uma conversa com as(os) autoras(es):

  • Calunga Grande: o transnacionalismo negro e o Brasil, de Karine de Souza Silva (FUNAG, 2025)
  • Teorizando o Internacional: reivindicações a partir do Sul Global, organizado por Enzo Lenine e Isabella Lamas (Ed. UFBA, no prelo)
  • Sociologia Política Internacional & Pensamento Crítico nas Relações Internacionais, organizado por João Pontes Nogueira e Roberto Yamato (Ed. PUC-Rio, 2024)

6. Conversa com Editoras(es) [Atividade pública]

Editoras(es) de periódicos nacionais e estrangeiros conversarão sobre (i) a linha editorial de suas revistas; (ii) as etapas do fluxo editorial; (iii) a escolha de periódicos para submissão; (iv) como interpretar e reagir a um parecer; e (v) como redigir cartas de apresentação ao submeter a versão original e revisada de um manuscrito. A atividade também abordará questões gerais da escrita acadêmica e do crescente peso da publicação discente para os programas de pós-graduação.

Periódicos participantes

  • Monções, com Manuela Trindade Viana (PUJ Bogotá)
  • Carta Internacional, com João Pontes Nogueira (PUC-Rio)
  • International Political Sociology, com Lara Selis (UFU) e Victor Coutinho Lage (UFBA)

CANDIDATURAS E CRONOGRAMA

Candidaturas para a 1ª ColabRI

Discentes de pós-graduação que queiram participar das atividades da 1ª ColabRI devem realizar sua candidatura por meio deste formulário até dia 20 de junho. É indispensável incluir documento comprobatório de vinculação a um Programa de Pós-Graduação. A inscrição e a participação na ColabRI são gratuitas.

A Comissão Organizadora não dispõe de recursos para custear transporte, hospedagem e outros fatores relacionados à participação de discentes de pós-graduação.

Será oferecido certificado de participação para discentes inscrita(o)s que participarem de pelo menos 75% das atividades que compõem a programação desta Chamada.

Cronograma desta Chamada

19 de maio a 20 de junhoCandidaturas de discentes de pós-graduação por meio do formulário
27 de junhoAnúncio da lista de discentes de pós-graduação selecionadas(os)
01 de setembroEnvio dos trabalhos completos para o Workshop de Pós-Graduação

Contato

Para quaisquer esclarecimentos relativos a esta Chamada, entrar em contato pelo seguinte e-mail: errantecontato@gmail.com

Comissão Organizadora

  • Lara Martim Rodrigues Selis (UFU)
  • Manuela Trindade Viana (PUJ-Bogotá)
  • Paulo Henrique de Oliveira Chamon (UEPB)
  • Victor Coutinho Lage (UFBA)